quarta-feira, 27 de março de 2019

O diagnóstico da minha mãe e evolução da doença...

Após cuidar de mim e minha família durante o nascimento e purpério da Carolina,minha mãe voltou pra casa. Ela levou o resultado dos exames que tinha feito anteriormente ao seu médico, e foi encaminhada ao centro de oncologia da Unesp. Diagnóstico confirmado. Cancêr de mama.
Medo e apreensão tomaram conta de nós, e temíamos pelo futuro, mas fizemos jejum e oração em família e sentimos paz e conforto. Nenhum de nós sentiu que ela seria curada, mas todos sentimos paz. Fui pra casa dela, pra estar com ela durante as primeiras rodadas da quimioterapia, ela tinha uma mania de pedir pra gente olhar se tinha piolho na cabeça dela.
Desculpa pra ter alguem mexendo na cabecinha dela, fazendo carinho... Antes de cortarmos o cabelo dela, passei uma tarde toda só "procurando" piolho. Cortamos o cabelo dela na maquina, bem baixinho... Ainda sim, é impactante quando o cabelo começa a cair...
Ela se sentia cansada, mas fora isso, e a careca, não havia sinal da doença, ou do tratamento... Ela engordou um pouco até !
Passada a quimio, veio a cirurgia, e após a cirurgia, vieram as rádios... E ela, firme e forte, servindo em seus chamados, servindo como oficiante no Templo...
Novos exames, e ela passou para paciente em remissão... Não poderíamos estar mais gratos, mas ainda sim, a cada novo exame, era uma apreensão só, na expectativa de que o cancêr não tivesse voltado.
Nesse meio tempo, meu pai foi diagnosticado com cancêr na cabeça do pancreas... fui no dia seguinte pra lá, chorando o caminho todo, imaginando como seria pra minha mãe se ela perdesse meu pai...
Ela sempre disse que se ele morresse, ela morria junto, e se ela morresse, que ele seria forte e aguentaria...
Depois de um mês internado, de ser testado de várias formas, finalmente veio a cirurgia, e naquela época, meus pais nos contaram que o tumor era benigno e não maligno.
Ficamos menos apreensivos, e logo depois, veio a notícia, o cancêr da minha mãe tinha voltado, atingindo também a pele da mama, pulmão e ossos. E essa doença maldita voltou arrasadora, as quimios e tratamento dos ossos deixavam ela arrasada, e rapidamente, ela foi perdendo peso, e nós começamos a ficar preocupados ...
Logo veio a notícia que o tratamento não era mais para cura, era paliativo, apenas para prolongar e dar qualidade de vida...

Nenhum comentário:

Postar um comentário